Lançada composição de cem posts de pensamento samoriano

0O Complexo Académico arranca, no dia 29 de Setembro, data de nascimento de Samora Machel, a publicação nas redes sociais, de frases do saudoso pai da nação moçambicana. A publicação será diária e vai avançar até 19 de Outubro, data em que se recorda o assassinato do carismático herói.

O intuito é de atingir 100 posts de expressões energéticas que evidenciam que Samora Machel defendia os interesses do povo. Esses posts serão categorizados em pensamentos samorianos sobre: a) educação, b) saúde, c) segurança, entre outros sectores que merecem referência olhando pela actualidade do país.

Serão também categorias de destaque pensamentos samorianos sobre: a) cidadania, b) moçambicanidade, c) patriotismo e outros valores que Samora defendia de forma acérrima. Uma das tónicas dominantes será a relevância da sua intervenção quando esteve de visita na casa branca, nos EUA.

1Os pensamentos de Samora Machel, na luz desta campanha, serão reproduzidos em posts na conta do Twitter do Complexo Académico – @complacad – e retuitados fielmente, em forma de reforço, pela conta @chuquela, além de que serão postados nas contas de Facebook e Google+ do fundador do Complexo Académico, Francisco Chuquela.

A campanha em alusão irá terminar com uma palestra sob lema “O que fez de Samora um líder carismático e influente” a ter lugar o Centro Cultural Americano na semana de 21 a 25 de Outubro de 2013.

Lembre-se que Samora Moisés Machel foi um líder revolucionário que liderou a guerra da Independência e foi o primeiro presidente do Moçambique independente, de 1975 a 1986. Machel nasceu a 29 de Setembro de 1933 em Chilembene na província de Gaza e foi *assassinado a 19 de Outubro de 1986 nos montes Libombos em Mbuzini quando regressava a Maputo vindo duma reunião internacional em Lusaka. Se Samora Machel estivesse vivo faria 80 anos de idade no dia 29 de Setembro de 2013.

Actualmente, o Complexo Académico, um espaço de incidência, interacção e actuação na vida social, económica, política e cultural de Moçambique, usa o seu blog https://complexoacademico.wordpress.com/ e a sua conta do Twitter @Complacad para disseminar conteúdos sobre cidadania em Moçambique.

* Inclinação pessoal, uma vez que a morte de Samora continua um mistério a oscilar entre acidente casual e sinistro propositado

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cidadania

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s