Governo moçambicano contra vida dos camponeses

Por: Francisco J. p. Chuquela

A terra, que foi sempre fonte de sobre(vivência) dos moçambicanos, vê-se em clara transição para ser unicamente fonte de largas centenas de milhões de dólares para estrangeiros. Não é preciso duas frases para justificar esta posição, pois a maioria das terras férteis dos camponeses é usurpada a favor de megaprojectos de investimentos estrangeiros.

Ora, nesta senda dos factos, os camponeses perdem a sua única fonte de sobrevivência e rendimento, a terra, em troca de promessas nunca cumpridas. Quem dá a chave deste cofre natural dos moçambicanos, a terra, a estranhos é quem devia defendé-los através da lei, o governo. Afinal, de onde vem a concessão de terras a estrangeiros?

No entanto, com este tipo de comportamento governamental, temos mais do que suficientes razões para olharmos mal, até certo ponto, ao recentemente lançado Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA). Ora, neste PNISA, quem vai investir? Se for o estrangeiro o que vai querer em troca? E qual será a vantagem dos 22 milhões de moçambicanos cujos impostos são suficientes para investir no dito PNISA sem se recorrer ao bolso do estrangeiro?

Indo a casos concretos, o que ganharam em troca os camponeses que foram evacuados dos seus lugares de produção agrícola para implantação da Vale? Só promessas. Ora, aquele tipo de reassentamento é comparado com transferência de ovelhas de um lugar verdejante para um lugar desértico. E os que foram evacuados a favor da Wambao Agrilcuture, o que ganharam em troca? Só poeira de negação aos mais fundamentais direitos comunitários.

O governo moçambicano (partido Frelimo) passa a vida a pregar o combate à pobreza, mas, meia-volta, prejudica visivelmente a melhoria da renda familiar. Quanta hipocrisia!

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cidadania

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s