As fintas de que os moçambicanos não se apercebem

Por: Francisco Joaquim Pedro Chuquela

Muito lamentavelmente, as elites moçambicanas ganham cada vez mais confiança do povo que dirigem à custa de manipulações. É que os dirigentes deste país criam no povo, através das suas estudadas retóricas, a impressão de que está tudo a melhorar quando, na verdade, está tudo a piorar.

Com certeza, ainda se tem em memória imagens e palavras inteligentes de Moçambique iluminado do Rovuma ao Maputo. A verdade é que tais imagens e palavras foram fruto da imaginação de quem quer mostrar o que se quer e não o que se tem, a fim de angariar confiança e credibilidade para continuar a retroceder o povo em nome do progresso deste.

Moçambique está iluminado sim, mas à luz de velas e xiphefu (candeeiro à base de garrafa e corda absorvente de petróleo). Quer acreditar? Tenha antes em conta que Moçambique não é uma pequena congregação de gente fechada e afaste-se um pouco da cidade ou da vila em que possivelmente se encontra. Veja por si mesmo a dimensão da mentira das imagens que mostram o um Moçambique iluminado. Coloque um grande X no slogan “Moçambique está iluminado” se o tiver recebido em cartaz para pendurar no seu quarto, na sala ou no escritório em nome do patriotismo.

Essas exibições podem ter dado sucessos políticos e meios de justificação de fundos a gente enganadora do povo. Quero eu arriscar e afirmar que este país está longe de ser iluminado, pois deve estar apenas 15% iluminado. E porque não menos?

No lugar desses “fintosos” slogans diga-se que pequenas porções do território estão iluminadas, mas também momentaneamente iluminadas porque tem-se uma electricidade que sabe mais exibir piscas. Afinal, quem, mesmo com a dita “nossa” Cahora Bassa, já sentiu saudades de um apagão repentino e de desrespeito? As nossas luzes não são mais que pirilampos ou meros sinais de faróis verdes e preguiçosos.

Compatriota, não espere ser dito como Moçambique é. Veja por si mesmo e escape de manipulações.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Cidadania

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s